terça-feira, 18 de dezembro de 2012

…SOBRE A CIÊNCIA DA MÚSICA E A MUSICOTERAPIA PRÁTICA




…com esta temática somos induzidos à aproximação dos mistérios da Ciência da Música, do seu poder criador e a consequente influência em tudo o que existe, e muito particularmente no campo humano.

…as Grandes Escolas da Ciência Superior enfatizam a ideia da existência de 7 Regiões de Consciência Cósmica, ou Universos Paralelos, 7 estados de Materialidade e que em todo o Cosmos ressoa a Escala Sonora de 7 Tons; que toda a Criação tem uma estruturação de acordo com o que pode ser definido como Lei do “Sete”, ou Lei do Eterno Heptaparaparshinok, a Lei de Organização Cósmica.

Dizem ainda que as Vibrações Sonoras e os 7 Centros de Gravitação Cósmica originaram a cristalização ou materializações de todas as Concentrações de Mundos.

…encontramos aqui a origem profundamente significativa daqueles enunciados tão incompreendidos tanto quanto enigmáticos que dão início ao Evangelho de S. João, dentro da enquadramento Místico Cristão Ocidental:

«no Princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o verbo era Deus.
Todas as coisas foram feitas por Ele, e nada do que foi feito, foi feito sem Ele.
Nele estava a Vida, e a Vida era a Luz dos homens.
E a Luz resplandece nas Trevas, mas as Trevas não a compreenderam».

…se quisermos traduzir esta linguagem Mística por outra afim a um Ordenamento Científico, diríamos, que tudo o que existe tem a sua origem num Movimento Acústico Abstracto actuando sobre a Matéria Primordial Indiferenciada, a Matéria Caótica e Espermática do Primeiro Instante, o Caos Primordial.

…na realidade o Mundo foi criado com o “Verbo”, a “Música”, a “Grande Palavra”, ou seja, tudo tem origem e está regido pelas “Vibrações Sonoras” e que advêm da Esfera da  Abstracção Cósmica

…sabendo-se manejar as Ondas Vibratórias do Som pode-se actuar sobre toda a Substância, sobre toda a Vida.

É sobre esta Ideação Científica que assenta todo o Desenvolvimento Interior da Pessoa Humana e se apoiam todos os Livros Sagrados de qualquer Cultura ou Civilização.

...existe o Poder Criador das Vibrações Acústicas, existe um Idioma Universal de Vida que é manejado pelos Seres de Consciência Cósmica e que apenas alguns sílabas, palavras isoladas dessa Linguagem dos Mundos da Luz são conhecidas pelos aspirantes à Ciência Superior.

Por conseguinte esse Idioma Universal origina efeitos no Mundo da Matéria e da Energia; quer dizer, produzem efeitos materiais, psíquicos e altamente energéticos.

…com o poder das Vibrações Sonoras pode-se actuar sobre a nossa própria psico-fisiologia e este trabalho leva hoje o nome moderno de Musicoterapia, a qual é praticada em centros clínicos e também pode ser utilizada por todo aquele que se interesse por tal fenomenologia.




…a terapia da Música e a sua aplicação obre a anatomia biológica e psíquica é deveras surpreendente e nos meios de investigação clínica sabe-se que a música exerce um predomínio que depende não só da sua qualidade mas também do modo como se utiliza, dirigida ou não a um objectivo.

…as propriedades da Música e a experiência médica demonstram que a Musicoterapia prática constitui um método útil para libertar as pessoas de situações de angústia, tristeza, insegurança, dúvida, medo, etc., ou seja, graças à Musica pode-se obter determinados estados emocionais que influenciam correctivamente sobre o estado de ânimo e também interage no campo celular produzindo efeitos no ritmo cardíaco, tensão arterial, secreção dos líquidos gástricos, tonicidade muscular, equilíbrio térmico da pele, no funcionamento glandular com particular incidência nas glândulas de secreção interna, etc.

Também no campo da Psicologia Aplicada emprega-se a Música para estimular a auto-confiança, no alívio das tensões psíquicas de neurose, esquizofrenia, transtornos mentais e muitas outras situações de desequilíbrio psico-fisiológico.

…já Platão e Pitágoras e outros Sábios da Antiguidade diziam que a Música é o remédio da Alma.
Que ao Corpo se chega por meio da Alma, pois esta governa-o.

E se o Corpo é estimulado através do exercício físico, a Alma deve  estimular-se por intermédio da Música.

Entre as Lendas Míticas das Antigas Culturas, como por exemplo, a Persa, a Egípcia e também a Grega com o culto a “Orfeu”, faz-se alusão a curas que hoje se poderiam chamar de milagrosas e que têm por base a Ciência da Música.

…o Homem é todo ele um pequeno Universo, e nele existem Forças Criadoras, Regeneradoras e Imaginativas que normalmente não se utilizam, e o interessante é que a Música influencia poderosamente essas Forças.

Por exemplo; nesse transcendental reino da Imaginação infantil há soluções criadoras que a criança por instinto aplica, diferenciando-se do reino das pessoas adultas cuja Mente se tornou excessivamente mecanizada produto de uma forma estereotipada de viver que se traduz numa fuga de si próprio, da sua Verdadeira Realidade, e cujos sintomas são: o medo, os instintos de violência, o ódio, a angústia, o stress, a insegurança. Etc.

São estados de desequilíbrio denominados de “Dissonância – Rítmica – psicológica”, dando como resultado final, a morte prematura do indivíduo.

…podemos dizer que na infância se possui um gigantesco caminho para o universo das faculdade criativas localizado no hemisfério direito do córtex cerebral.

Mas quando se começa com as actividades académicas engajadas numa metodologia orientada exclusivamente para o campo da competitividade do Mundo e onde falha o sentido de uma aprendizagem integral do que é a pessoa humana, então começa a evidenciar-se o hemisfério esquerdo cerebral, o qual é base de toda a lógica raciocinativa.

E essa excessiva actividade do hemisfério esquerdo cerebral em detrimento do hemisfério direito do cérebro vem a converter a pessoa humana numa vítima de medos, regulamentos, obrigações, preocupações, desequilíbrios de toda a espécie onde predominam as paixões exacerbadas, a violência, o egoísmo, o egocentrismo, e assim pouco a pouco a preciosa Faculdade da Imaginação Consciente ou Ultra-percepção perde-se nas profundezas do subconsciente, convertendo-se no seu oposto, a fantasia, ou falsa imaginação.

E como consequência aparece outro tipo de atitudes que promovem o afastamento daquilo que é verdadeiramente Real e Objectivo em nós próprios.

E o ser humano converte-se assim numa personalidade de fachada, tornando-se a sua vida numa coisa difícil, complicada, amarga, cheia de problemas e conflitos.




…actuar através das propriedades da Música de forma consciente e positiva sobre todas as funções psíquicas de tipo emotivo é uma necessidade para o “homem-equilibrado”, assim como perceber e afastar-se daqueles tipos de música que estimulam paixões subconscientes e infra- conscientes , e que proliferam assustadoramente no campo da Socialização moderna.

Ainda dentro de um estudo analítico - científico sobre este tipo de Musica ultra-moderna pode-se dizer que está destituída de harmonia, melodia autêntica e carece de um ritmo preciso.

Esta desarmonia com os seus sons estridentes são prejudiciais para os centros energéticos ultra-celulares e prejudicando grandemente todo o sistema nervoso.

No caso especifico da Musica Romântica esta como apenas está relacionada com o timbre personalístico é algo que se perde no Tempo e por isso em última síntese é uma coisa ilusória.

São pois tipos de Musica que não têm qualquer concordância com as Melodias das Esferas, do Infinito.

…Musica de indução Consciente altamente propícia é a título de exemplo a Musica Clássica, a Pentatónica, a Sufi, a Zen, assim como outras que ecoavam nos Antigos Templos das Culturas Solares, ou seja orientadas a uma actividade Supra-consciente.

…com estes tipos de Música pode-se conseguir uma Super-aprendizagem e uma Supra-memória, activando e desenvolvendo o lado direito do hemisfério cerebral e por isso colocando em actividade um estado supra-hormonal, revitalizando o poder das glândulas endócrinas, com particular incidência sobre a glândula pineal, a pituitária, a timo, atiroide, etc.

Como é sabido as glândulas endócrinas são expoentes celulares de centros energéticos vitais na anatomia oculta da pessoa humana.

…tais expoentes glandulares permitem-nos, quando colocados numa super – actividade, entrar no domínio da percepção ultra-dimensional e a experiência prática do Hiper-espaço, assim como entrar no depósito da memória da Natureza e consequentemente a recordação das vidas passadas, além do processo regenerativo psico-físico.

…nesta temática da Ciência da Música torna-se interessante comentar para os amantes do Saber, alguns tipos de Musica a ser seleccionados:

-Musica para a Heurística ou Indução à Auto-descoberta.
–Musica de exploração do subconsciente.
–Musica imaginativa para a Memória.
–Musica para a aventura ao mundo da Côr.
–Musica para o sono reparador.
–Musica para o opimismo energético e o entusiasmo.
–Musica hipogenética  ou de relaxamento dinâmico.
–Musica para a serenidade.

…ainda como dados de interesse geral pode-se dizer, por exemplo, algo acerca da equivalência psicológica afins às 9 Sinfonias de Beethoven:

1ª. Sinfonia: é a do “Génese psicológico”.
Pode ser escutada para uma auto-motivação em tudo o que se queira iniciar.

2ª. Sinfonia: é a dos “Suaves Sentimentos”.
Convém ser escutada particularmente para auto-motivar a uma penetração nos estados carinhosos, de compreensão, tolerância, doçura, compaixão, etc.

3ª. Sinfonia: é a da “Busca do Equilíbrio”
Deve ser escutada para auto-motivar à saída de estados de excessivo nervosismo, incerteza, desânimo, falta de controlo e pessimismo.

4ª. Sinfonia: é a “Sinfonia do Amor”.
Deve ser escutada para uma auto-motivação de desapego aos estados de egoísmo, ódio, violência, etc.

5ª. Sinfonia: é a do “Destino do Homem”.
Interessa que se escute para auto-motivar a definir as estruturas do que se quer ser na vida, ou seja, para traçar o próprio destino.

6ª. Sinfonia: é a da “Heurística”.
Deve ser escutada para uma auto-motivação a toda a acção criadora, a todo o movimento que tenda a solucionar problemas.

7ª. sinfonia: é a da “Exploração ao Subconsciente”.
Convém ser escutada para uma motivação à auto-análise e ao estudo axiológico.

8ª. Sinfonia: é a da “Emancipação Psicológica”.
Deve ser escutada para auto-motivar à mudança, à transformação, à revalorização dos elevados Valores Éticos.

9ª. Sinfonia: é a do “Sentimento Sublime”.
Interessa escutar-se para uma motivação à elevação na escala dos sentimentos da religiosidade natural e da percepção dos Ordenamentos do Espírito.

…pois bem, a Musicoterapia prática é para ser utilizada para chegar à Consciência e Inteligência de toda a pessoa em estado normal onde o objectivo fundamental primário e através de simples e adequadas técnicas se consiga obter dois tipos de resultado:

1. a energetização do corpo.
2. a revalorização da psique.

…estes objectivos são conseguidos mediante a técnica de “Blue-time" ou “Terapêutica de Repouso” e de práticas psicológicas chamadas “viagens ao subconsciente”, acompanhadas da Musica dos Grandes Clássicos, ou de Musicoterapistas modernos como por exemplo, Steven Halpern, cuja música se emprega em múltiplas funções de foro clínico – hospitalar em várias partes do Mundo.

…resumindo o objectivo desta temática é partilhar uma aprendizagem no campo das Vibrações Sonoras de modo a conseguir-se uma Integridade Psicológica de foro pessoal e de relacionamento Social.




Sem comentários:

Enviar um comentário